PLANO DE NEGÓCIO? PARA QUE?

PLANO

Estamos vivendo num momento político e econômico no qual a única saída para muitos brasileiros está sendo empreender, mesmo sem qualificação, instruções e orientações de como abrir e gerenciar uma empresa. Mas o que é empreender? De um modo geral, é quando você cria um novo negócio ou inova dentro de um negócio que já existe.

No entanto, muitas pessoas que estão abrindo seus negócios ou que já tenham sua empresa em andamento, não entendem para que serve e se é realmente importante a elaboração de um plano de negócio. Mas esse plano é de grande importância para o sucesso da empresa, devendo segui-lo e sempre atualizá-lo, pois não adianta ter um plano e deixá-lo dentro da gaveta.

De acordo com dados do Sebrae – Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas (2015), de cada 100 empresas que abrem no Estado de São Paulo, 22 fecham. O número sobe para 24 no Brasil. De acordo com Paulo Valery, consultor do Sebrae, 60% das empresas fecham por não ter um plano de negócio definido (MENEGHETTI, 2015).

É com o planejamento que conseguimos minimizar os erros e os riscos, e otimizar os possíveis retornos da empresa. O Plano de negócio ajuda a identificar os objetivos do negócio, os recursos e as estratégias necessárias, fazer um estudo de mercado, conhecer seus clientes e potenciais clientes para abordá-los da melhor maneira, entre outras vantagens de organização, análise, acompanhamento, controle e diagnóstico do empreendimento.

Portanto, quanto mais o empreendedor tiver informações sobre seu ramo de atividade e sobre sua empresa, maiores são as chances de sucesso. Não importa o tamanho da empresa, se é um negócio feito no fundo do quintal de sua casa ou se você tem um imóvel próprio para aquela atividade, se você está pensando em abrir ou se já tem o negócio em andamento, em todos os casos eu te garanto: Vale à pena investir um pouco de seu tempo na elaboração de um bom Plano de Negócio!

Referências Bibliográficas:

MENEGHETTI, Luana. DCI, 2015. Disponível em: <http://www.dci.com.br/economia/falta-de-plano-de-negocios-fecha-60–das-micro-e-pequenas-empresas-id487458.html&gt;. Acesso em 16 mai. 2017.

Imagem retirada da internet

__________________________________________________________

Mariana Junqueira Munhoz, administradora, graduada no Centro Universitário de Franca/SP (Uni-FACEF), graduanda em Gestão de Negócios Imobiliários na Unicesumar, pós-graduanda em MBA Controladoria e Finanças, Auditoria e Planejamento Tributário na Uni-FACEF.

Curta nossa página no FacebookCoisas que todo cidadão DEVE saber

Anúncios

Uma resposta em “PLANO DE NEGÓCIO? PARA QUE?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s