[ Opinião – Porte de armas]

SÉRIE – Temas Polêmicos

Nossa equipe é cheia de opiniões e cabe ao leitor captar os elementos-chave da informação transmitida construindo a sua própria opinião. Compartilhe sua visão crítica com a gente!

porte de armas

O porte de arma não diminuirá a criminalidade. Muito pelo contrário, só nos trará mais problemas, em vista que a “justiça” com as próprias mãos ficará em evidência e será bem mais praticada.

Nenhum país no mundo (isso não é invenção, é estatística!) reduziu criminalidade com base em mais violência – seja ela policial, ou da própria população (armada), tampouco com penas mais severas (como a imbecilidade de se defender a castração química como forma de inibir estupros).

Os países de baixa criminalidade (Noruega, Finlândia, Suécia, etc.) conquistaram o posto de mais seguros do mundo com um plano de governo que prioriza a educação (de básica à superior, incluindo investimentos em pesquisas e desenvolvimento científico) e também, até como consequência da educação, a redução da desigualdade social.

A desigualdade social está diretamente ligada à criminalidade. Quanto maior a desigualdade, maior a criminalidade. E o inverso também é verdadeiro.

Posto isto, já sabemos então qual é a forma de resolver o problema de violência no nosso país: INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO, principalmente!. Claro que tem que ser aplicado e posto em prática conjuntamente com demais fatores, como a saúde e a segurança.

Falando em segurança, voltemos ao ponto principal: A segurança é RESPONSABILIDADE ESTATAL,  é o Estado quem tem o dever de promover e manter a segurança pública.
Liberar o porte de armas nada mais é do que tirar essa responsabilidade do Estado e transferi-la ao cidadão. Não vai funcionar!

Se alterarem as exigências para o porte como estão querendo (engana-se quem acha que ainda será difícil adquirir uma) a maioria esmagadora da população se enquadraria nos requisitos, ou seja, quase toda população poderá ter uma. Ah, claro, menos o pobre, porque armamento é caro!

Acredito que qualquer pessoa de bom senso saiba que a “justiça” com as próprias mãos não condiz com um ESTADO DE DIREITO, no qual se estabeleça o mínimo de respeito pelos Direitos Humanos.

Em 2014 uma mulher, casada, mãe de dois filhos, foi morta a pauladas pela população, ao ser CONFUNDIDA com uma suposta criminosa. Depois averiguou-se que o crime nem tinha acontecido – FakeNews. Dois órfãos e um marido desamparados! Sabe por que? Porque alguns CIDADÃOS DE BEM se acharam no direito e matá-la. Hoje eles estão respondendo pelo assassinato.

Ainda são cidadãos de bem?

Aqui entramos em mais uma discussão. Dizem: “ah, mas só o cidadão de bem terá a arma”. Pergunto: O que é e quem é cidadão de bem?

Cidadão de bem é o homem, rico e branco. Pode ser corrupto, ímprobo, latifundiário escravagista, sonegador de imposto, surripiador de direitos trabalhistas. Não tendo roubado um celular, é cidadão de bem. Tsc Tsc Tsc.

Os que defendem o porte, esquecem de muitas coisas. Esquecem que a mulher que eles assediam poderá estar armada. Esquecem que o negro que eles discriminam poderá estar armado. Esquecem que o LGBT que eles agridem com lâmpadas poderá estar armado. Será que, quando se derem conta disso, eles mudarão de ideia?

Defender o porte e uso de armas é querer fazer aquilo que é responsabilidade do Estado. Qualquer pessoa, atualmente, que diz o contrário, está unicamente propagando o ódio, a descrença e o medo. Sem dados, sem informações, sem projetos e sem planos. O mau pelo mau. A qualquer custo.

___________________________________

Gabriel Pereira Ribeiro, advogado, proprietário do escritório Gabriel Ribeiro Advocacia e Consultoria, inscrito na OAB/SP n° 392.922, graduado na Universidade de Franca (Unifran), pós-graduando em Direito Civil e Empresarial pela Faculdade Damásio de Ensino, especializado em direito civil.

Curta nossa página no FacebookCoisas que todo cidadão DEVE saber

Anúncios

Uma resposta em “[ Opinião – Porte de armas]

  1. a diferença nesse país deve partir dos cidadãos e não dos governantes, nós somos a base desse país. devemos parar de apenas criticar os policos e passar a expulsar eles do poder quando for necessário.
    só se lê críticas ao governo Lula e ao futuro governo de jair Bolsonaro, como se eles pudessem fazer alguma mudança nesse país em que todo sistema político é corrompido.
    o voto não tem mais capacidade de mudar o país já que não temos nenhum político que fisa o bem do cidadão e sim o bem de sua cúpula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s