Cuidar da Própria Vida

imagem do texto vida

O objetivo deste pequeno texto é trazer de forma clara e simples o quanto cuidar de si mesmo é importante para o desenvolvimento emocional e pessoal. Em algum momento da vida as pessoas acabam se perguntando e auto avaliando o contexto em que estão vivendo e se estão realmente cuidando de si, e olhando com carinho para suas próprias necessidades.

Reclamamos sempre que o tempo está passando rápido demais, que os dias estão “voando”. Será que isso é real ou somos nós que vivemos em uma rotina tão agitada que mal percebemos o dia passar.

Durante o dia as pessoas escolhem inúmeras tarefas para realizarem, e esquecem o quanto é essencial escolher atividades que geram prazer, conforto, bem-estar, e que essa pequena tarefa pode modificar o dia a dia, fazendo com que a rotina seja mais saudável.

Cuidar de si, de suas necessidades físicas, emocionais e pessoais, criar hábitos saudáveis, se exercitar e se alimentar adequadamente, criar relacionamentos saudáveis e buscar crescimento pessoal, tudo isso faz parte de nós como seres humanos, e infelizmente muitas vezes deixamos isso de lado, nos negligenciamos o tempo todo.

Rodeados por problemas em casa, no trabalho e nas relações pessoais, somos pressionados sempre a tomar decisões e a realizar escolhas.

Vivemos nessa pressão dia a dia, em um contexto que nos frustra por diversas vezes e por diversos motivos, os dias passam e as pessoas se sentem mais cansadas, cada vez mais esgotadas.

Pare agora um pouco e reflita: “Somos obrigados a vivermos dessa forma?”, “Em qual momento eu escolho ser importante?”, “Eu estou me dando o direito de viver uma vida feliz e mais saudável?”.

Cuidar de nós mesmos é uma árdua tarefa, pois muitas vezes não conseguimos nos colocar em primeiro lugar. Muitos acreditam que essa tarefa seja impossível e que seria um ato até egoísta. Porém, para que a mudança ocorra, a vontade tem que partir de dentro de nós, pois somos totalmente responsáveis por nossas escolhas. O fato de nos sentirmos bem fisicamente não significa que estamos em completo bem-estar. Dentro da nossa vida existem vários aspectos que merecem ser cuidados, que merecem atenção. É preciso equilíbrio dessas áreas para que nosso emocional, nossa vida profissional, familiar e nossa saúde trabalhem de forma saudável, trazendo benefícios em nossa vida, e não prejuízos.

É, não é fácil, viver é algo que exige esforço e tempo.

____________________________________________________________________

Lauane A. C. Silva (CRP/SP 06/137216), psicóloga e coordenadora do Contemplar Psicologia & Desenvolvimento de Pessoas, idealizadora do Espaço Psicológico Contemple-se Mulher.

Curta nossa página no FacebookCoisas que todo cidadão DEVE saber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s