Não se cobre tanto!

cuide da própria vida

A autocobrança nos traz frustração, ansiedade, desespero, medo, ente outros, pois através dela muitas vezes buscamos atender expectativas irreais e atingir a perfeição.

Por varias vezes nos dispomos a entender a dor do outro, compreender seus motivos por tal comportamento, apoiado e tendo compaixão por ele. Porem quando nos referimos a nós mesmos acabamos por nos julgar não trabalhando amor próprio ou mesmo se apoiando.

É extremamente importante trabalhar o amor próprio, se conhecer e aceitar quem você realmente é. Enxergar sua situação atual para seguir em frente com mais clareza, se dar a oportunidade de tomar novas decisões, priorizando sua saúde mental e não olhando somente para o negativo.

Para isso é essencial que evite comparar sua vida, sua aparência, o momento em que você esta vivendo com a vida do vizinho ao lado, se cobrar para obter o mesmo não te leva a lugar algum.  Agora objetivos, metas, novos comportamentos, novos pensamentos sim, isso pode te levar a alcançar o que deseja.

Em vários momentos nos cobramos tanto, mas se quer procuramos avaliar a situação. Procure se conhecer observar o momento assim poderá tomar decisões mais efetivas e procurar uma forma de modificar e de se motivar.

Não fique preso no passado, ele deve ser visto na verdade apenas como forma de aprendizado, não como cobrança e nem culpa. Tenha autorresponsabilidade e seja você o guia de sua própria história.

Entenda que ninguém é perfeito e que podemos e devemos balancear as áreas de nossas vidas, pois não conseguimos ser 100% em tudo que realizamos e que esta tudo bem.

Cobranças são ruins e em nada ajudam uma pessoa a evoluir, busque identificar o seu proposito. Substitua suas cobranças por incentivo e motivação. Olhe para tudo que já tem ao invés de focar no que não tem.

O que pode fazer a partir de hoje por você com as ferramentas que tem? Trabalhe a seu favor e não contra você.

____________________________________________________________________________________________

Natália O. Ferreira  (CRP/SP 06/136783), psicóloga e coordenadora do Contemplar Psicologia & Desenvolvimento de Pessoas, idealizadora do Espaço Psicológico Contemple-se Mulher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s