Larguei! E agora?!

1

É possível passar por uma separação de forma saudável? Na verdade, é possível passar por praticamente qualquer situação em busca do equilíbrio, da aceitação e qualidade diária em nossos pensamentos e sentimentos. Lidar com algumas emoções negativas não é algo fácil e tranquilo. Após a separação a maioria das pessoas vivenciam diversos sentimentos negativos e de perda.

É preciso observar e compreender esses sentimentos, de modo que a pessoa possa entender que se afastar de alguém é algo natural das relações, e que chegar ao fim de um relacionamento, seja ele qual for, não significa que fracassamos ou que somos inferiores a alguém, só significa que aquele relacionamento não vinha trazendo benefícios suficientes para as partes envolvidas, a ponto de haver o término.

Dentro desse processo de separação as pessoas estão acostumadas a olharem somente para a “perda”, não abrindo possibilidade para o recomeço, para essa nova fase que se inicia. Todo tipo de mudança que ocorre em nossas vidas é preciso aprender a olhar para todos os aspectos, aqueles que realmente são negativos e também valorizar aqueles novos caminhos que podem e vão se abrir.

A separação é complicada em qualquer altura do relacionamento, seja namoro, noivado ou casamento, fazendo com que as pessoas vivenciem uma fase de sofrimento, perda e luto.

O sofrimento da perda existe por inúmeros motivos, sendo eles pessoais, cada pessoa vive a separação de uma forma, algumas podem sofrer mais ou menos do que as outras.
Para a superação desse “luto” é preciso saber administrar esses sentimentos e criar novos planos de mudança para essa nova fase da vida, afinal sua rotina e o seu dia a dia vão começar a mudar. 

Um dos principais passos em direção à superação é entender que de agora em diante a pessoa irá precisar realizar tarefas sem a presença do seu antigo parceiro.

É importante que invista em atividades que lhe dão prazer e que envolva outras pessoas que te agregam valor. Outro aspecto essencial para a superação é o investimento em cuidados pessoais, atividades físicas, roupas novas, um novo corte de cabelo, aprender novas habilidades e conhecer outros lugares.

Portanto, é possível sim superar e enfrentar essa separação de forma saudável e ir em busca do resgate da autoestima, autoconfiança e da independência emocional.

 


Lauane A. C. Silva (CRP/SP 06/137216), psicóloga na cidade de Franca/SP e coordenadora do Contemplar Psicologia & Desenvolvimento de Pessoas, fundadora do Espaço Psicológico Contemple-se Mulher. Fundadora e Consultora de Negócios do V.P.V Empreendedora (Empreendedorismo Feminino).


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: COISAS QUE TODO CIDADÃO DEVE SABER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s