Fim: o início de um novo ciclo.

Fim - o início de um novo ciclo

Sempre no fim do ano me pergunto: Consegui atingir os objetivos que eu queria para esse ano que está acabando? Mas como conquistar todas essas metas e objetivos que desejo para a minha vida? Como vou conseguir realizar meus sonhos? Será possível?

Todas essas perguntas respondemos de uma forma: com planejamento. Mas o que é planejamento? Se o tempo já está tão escasso, para que “perder” meu tempo com planejamento?

“Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Para onde ela quiser? Mas e se, como na maioria das vezes, ela me levar para onde eu não queria estar? Existe maior perda de tempo do que deixar o tempo passar e ver seus sonhos e objetivos ficando pelo meio do caminho?

Nos planejamos para termos uma direção, um sentido e um propósito. Para podermos traçar um caminho de forma a realmente alcançarmos nossos objetivos, já pensando nos obstáculos (imprevistos) que podem aparecer, e como passar (superar) por eles. Mas com isso, já surge mais uma dúvida: Como pensar em obstáculos que podem aparecer no meu caminho se não sou vidente?

Nesse momento o planejamento surge para sanar todas essas dúvidas e mais, para conseguirmos definir o que realmente queremos, colocar prioridades, prazos, quantificar para saber quanto de dinheiro irei precisar para conseguir realizar esse meu plano, criar projeções de acordo com o ambiente em que vivemos, já criando assim planos de ações caso esse cenário projetado se concretize, sempre revisando e ajustando para a realidade, para que assim, o ciclo continue até a sua concretização. O planejamento serve então, para termos sucesso nas buscas de nossas realizações e com isso aumentar até a nossa produtividade.

Mas eu tenho todo o meu planejamento definido e desenhado na minha mente! Você acredita ser suficiente com tantas mudanças que acontecem no mundo e na nossa vida diariamente? Pegue a caneta e o papel, e comece a escrever!

O planejamento consiste mais especificamente, na identificação, análise, definições de etapas (processos) de acordo com nossos propósitos, objetivos e desafios, a fim de alcançar de forma mais eficiente e eficaz possível nossos objetivos. Nós não podemos esperar acontecer por algum milagre aquilo que desejamos, nós temos que correr atrás, mas para isso, saber exatamente o que fazer para chegar lá.

Então, tudo o que desejo nesse fim de ano é que você consiga planejar um 2020 maravilhoso e cheio de conquistas! Boa sorte e mão na massa!


Mariana Junqueira Munhoz  (CRA/SP 142114), Administradora pós-graduada em Controladoria, Auditoria, Finanças e Planejamento Tributário, sócia proprietária da Inova Escritório Virtual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s