Ter ansiedade é NORMAL?

1

O ser humano hoje vive em um mundo ansioso, onde os níveis de ansiedade estão muito altos, e onde o nível de estresse vem aumentando cada vez mais.

A ansiedade é algo natural do ser humano, todos nós vivenciamos seus sintomas em vários momentos da nossa rotina, afinal ela está aqui para nos alertar e nos proteger. Nesse aspecto de proteção e alerta é importante saber que essa é a ansiedade natural e instintiva. Em outros casos poderá ser encontrado o “transtorno da ansiedade”, onde ela já não está aqui para gerar benefícios e sim prejuízos significativos no cotidiano do indivíduo.

Os sintomas principais dos transtornos de ansiedade são os pensamentos acelerados, a preocupação excessiva, o medo de situações corriqueiras, e algumas alterações físicas, como a aceleração cardíaca, respiração ofegante, sudorese e sensação de cansaço.

As pessoas que vivem com esse tipo de ansiedade lidam com diversas perdas e danos diários, pois muitas vezes elas se sentem pressionadas ou incapazes de realizar determinada tarefa. Então uma ansiedade que poderia ser usada como um motivador, acaba sendo usada como algo paralisante, o sintoma do nervosismo trava o indivíduo, impedindo de concretizar algo planejado ou algum compromisso importante.

A ansiedade excessiva pode acabar afetando a vida das pessoas em vários aspectos, trazendo consequências no trabalho, nas relações amorosas e até mesmo no corpo – tudo isso contribuindo muito para a piora do quadro de ansiedade.

As questões psicológicas devem ser levadas a sério e também com muito respeito, as pessoas precisam dar devida atenção para a saúde mental assim como dão para a saúde física. Quando percebemos a alteração constante do humor, um nível muito elevado de algum medo ou preocupação é necessário a auto-observação e a procura por ajuda. Quando a ansiedade começa a gerar perdas é essencial que a pessoa procure um suporte psicológico, pois os sintomas podem se agravar.

É importante saber que as opções de apoio e suporte psicológico disponíveis são seguras e ajudam a melhorar e a controlar a situação. É um processo de dentro para fora, e o passo principal é a aceitação da situação e a busca pela mudança.

Muitas pessoas ainda tem muitos medos e preconceitos em relação ao processo de psicoterapia e ajuda psicológica, e é preciso mudar esse tipo de crença que foi desenvolvida em nossa cultura, já que todas as pessoas precisam cuidar das emoções e da qualidade diária dos próprios pensamentos e comportamentos.


Lauane A. C. Silva (CRP/SP 06/137216), psicóloga na cidade de Franca/SP e coordenadora do Contemplar Psicologia & Desenvolvimento de Pessoas, fundadora do Espaço Psicológico Contemple-se Mulher. Fundadora e Consultora de Negócios do V.P.V Empreendedora (Empreendedorismo Feminino).


VISITE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: COISAS QUE TODO CIDADÃO DEVE SABER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s